Espectáculos em Digressão

"Um Shot Radiofónico"
- Leitura Encenada - 

A rádio é, talvez, o meio de comunicação que mais valoriza a palavra. Até mais do que a imprensa. Na rádio, a palavra tem de chegar ao ouvinte de forma clara, na sua primeira forma. Não se “relê”, como num jornal ou num livro. Diz-se e ouve-se. Pronto.
A primeira edição de “Contos do Gin-Tonic” viu a luz do dia no início dos anos 70. Mário Viegas foi o grande divulgador destes textos de Mário-Henrique Leiria. O actor e o autor são quase indissociáveis. A decisão de nos atrevermos neste universo prende-se com o facto de me ter deparado muitas vezes com a pergunta “Mário, quê?”, quando me referia ao autor. E também com o facto de, infelizmente, os seus textos continuarem a fazer todo o sentido. São um hino de ironia e de humor negro. Uma sátira às instituições e ao quotidiano.
Como não somos “nêsperas”, aqui estamos. Trazendo as palavras para a rádio e a rádio para o palco. Rádio ao vivo. Um “shot” de gin. Tónico. Para fazer cócegas à inteligência e às consciências. Para “ouver”. Uma Leitura radiofónica nos anos 70. Hoje. Sempre que for necessário (re)lembrar.
Disfrutem.

Textos: Mário-Henrique Leiria (“Contos do Gin-Tonic” e “Novos Contos do Gin”) 
Direcção: Luísa Ortigoso 
Interpretação (ordem alfabética): 
Cristina Cavalinhos, Helena Veloso, Inês Oneto, João Balão e Luísa Ortigoso 
Música original e operação de som:  João Balão 
Espaço Cénico:  João Balão e Luísa Ortigoso 
Desenho de luz:  Vítor Cid







Concerto Poético - "Ser Portugal"


É tempo de falar disto que é ser-se português A Portugalidade é um conceito que se faz presente através da abstração: “Quem nasce em Portugal é por missão ou castigo”, diz uma antiga profecia enraízada no solo fértil de Sintra. Dessa missão que é ser Português rodeado pelo Oceano por todos os lados menos por um. Portugal-Península aprisionado na mentalidade ilhéu. Porque esse oceano que nos abraça é duro como o aço. Assim é este Portugal-Alma de que nos esquecemos a cada nascer do Sol. Quando nos vemos ao espelho o dificil é não olhar para dentro.
Direcção: Luísa Ortigoso
Música e efeitos sonoros: João Balão







Related Posts with Thumbnails