quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Arte e a Crise

Ora pois. A crise instalou-se. E vai crescer, é melhor não nos iludirmos. E a Arte? e os Artistas? Qual é o nosso papel, em plena crise? Continuarmos no nosso "cantinho"? Fazermos "o que se pode", tendo em conta a crise? Conformarmo-nos? - nenhuma destas hipóteses me parece muito artística....

Sempre vi a Arte como inconformista, pioneira, agitadora de consciências. Não é a Arte DA guerrilha, é a Arte DE guerrilha. Provocadora. Agitadora. Inconformista.

O que sinto é que precisamos de nos encontrar num espaço livre, numa ideia, numa forma de dizer e fazer. Mas quando digo que precisamos de nos encontrar, não estou a falar nos encontros dos "quintais", mas no encontro de consciências, de vontades, de seres.

E como dizia uma cantiga que ouvia na adolescência "...quem tem medo compra um cão, quem tem sono vai dormir,  quem quiser que dê as mãos..."
Continuar, como se nada tivesse mudado, é dormir. Até podemos ser marginais, o que não devemos é colocar-nos à margem do que acontece, do que existe, do que é.

Olhar para fora ... por dentro. É o que temos de fazer. 

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails