segunda-feira, 11 de abril de 2016

"Carreira"

Este ano são 37. Completo hoje 37 anos de "carreira". Se fossem 28, "casava os anos"...  a "carreira".


Pois é. Mas a verdade é que nada se alterou do ano passado para este. Continuamos sem estatuto profissional, os nossos direitos continuam reduzidos à expressão mais simples e a unidade no sector também. Mais sócios o CENA sindicato tivesse, mais força teria a negociar estas coisas com quem de direito. Mas a malta acha que ser sócio do sindicato é careta... Nunca experimentaram outra coisa. Mas os da minha geração e os das gerações anteriores já experimentaram. Já tivemos carteira profissional, contratos de trabalho, descontos equivalentes para a segurança social. Eu até tive subsídio de maternidade e baixa por doença e subsídio de férias e de natal, vejam lá! Pois... Foi numa altura em que a malta conquistou umas coisas. Depois... depois o outro lembrou-se dos recibos verdes, mandou as carteiras profissionais às urtigas e a malta calou-se. E foi colectar-se às finanças.  E depois não querem que eu escreva carreira com aspas. 
Ainda estamos a tempo. 
Inscrevam-se no sindicato, pá! Actores, Músicos, Bailarinos, Técnicos, TODOS os trabalhadores do espectáculo e do audiovisual! Acordai, gente!


Quero mais 37 anos disto de ser o que sou, mas também quero condições, faço-me entender?
E pronto. Por hoje é só. 
Até já.

Ah, esperem! Ainda me falta dar os abraços do costume, aos "suspeitos" do costume. 
OBRIGADA! ❤️



Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails